quarta-feira, 20 de abril de 2011

Emoções no prato.




















O Fruta no Cabide traz hoje uma curiosidade super interessante! Você sabia que o que você come pode determinar ou ajudar muito, no aparecimento ou intensificando várias emoções?! É sim! Dá só uma espiada! Não esquece de anotar e compartilhar com as amigas.


Banana - Calma
A banana ajuda a elevar os níveis de serotonina, ou seja, age diretamente contra a ansiedade. Quando estes níveis estão baixos, você pode ficar mais irritada e ansiosa.  Quanto consumir: 2 unidades por dia. 
Mel – Muita alegria!
Anda triste ultimamente? Capriche no mel. Além de ajudar a nossa amiga serotonina estar em alta, quando chega no intestino ajuda a regenerar a miclofora intestinal. Ou seja, você mais alegre. Super curiosidade: Você sabia que cerca de 90% do neurotransmissor do bom humor é produzido no intestino? Pois é! Quanto consumir: 1colher (sopa) / dia. 
Abacate – Amigão do sono.
O abacate é rico em vitamina B3, responsável pelo equilíbrio dos hormônios que regulam as substâncias químicas cerebrais responsáveis pelo sono. Ele ainda possui ácido fólico que funciona como se fosse uma enzima, alimentando os neurotransmissores que fazem você dormir bem. E todo mundo sabe que o sono é amigo da beleza e bem-estar né?! Quanto consumir: ½ abacate pequeno, 3x / semana. 
Salmão – Pra levantar o astral.
O mau humor pode ser sinal de falta de ômega 3 na sua dieta. E é o salmão que traz esse benefício pra você. Outros peixes também ajudam, o atum, aranque, e a sardinha. O ômega 3 melhora o ânimo porque aumenta os níveis de serotonina, dopamina e noradrenalina - substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar. Quanto consumir: 1 porção, 3x / semana.
Lentilha – Xô medo!
Angústia e medo podem aparecer quando existe um desequilíbrio de cálcio e magnésio no organismo. Eles ajudam no balanceamento das sensações. Então além de muita lentilha, inclua queijo, iogurte e acelga na dieta pra afastar a insegurança e o medo. Quanto consumir: 3 conchas pequenas / semana. 
Nozes – Concentra, menina!
Os nozes possuem muitos nutrientes. Mas é a vitamina B1 a responsável pela concentração, pois imita a acetilcolina, neurotransmissor envolvido em funções cerebrais relacionadas à memória. Quanto consumir: 2 nozes, 4x / semana.  
Chá verde – Tchau estresse.
O chá verde tem fitoquímicos (polifenóis e catequinas) capazes de neutralizar as substâncias oxidantes presentes no organismo que, em excesso, deixam você cansada e estressada.  Quanto consumir: 4 a 6 xícaras (chá) / dia. 
Brócolis – Fique esperta!
O brócolis é rico em ácido fólico, acelera o processamento de informação nas células do cérebro, e consequentemente, melhora a memória. Porções extras desta verdura vão fazer você lembrar de tudo rapidinho.
Quanto consumir: 1 pires / dia. 
Óleo de linhaça – Pra driblar o apetite voraz.
O óleo extraído da semente de linhaça e prensado à frio é uma fonte vegetal riquíssima em gordura ômega 3, 6 e 9. Ele regula os hormônios que ajudam a manter o sistema nervoso saudável. Com isso, a ansiedade perde espaço e a compulsão por comida fica bem menor. Quanto consumir: 1colher (sobremesa) / dia, antes das refeições principais. 
Gérmen de trigo – Adeus irritação.
Por ter uma boa dose de vitamina B5, o gérmen é especialmente indicado como calmante, já que melhora a qualidade de impulsos nervosos, evitando nervosismo e irritabilidade. Quanto consumir: 2 colheres (chá) / dia. 
Tofu -  Espanta o desânimo.
O queijo de soja tem o dobro de proteínas do feijão e uma boa dose de cálcio. É rico em magnésio e ferro. Quando estes minerais estão em baixa no organismo, você se sente fraca e sem ânimo. Mas é a colina, substância que protege a membrana das células cerebrais, que dá ao tofu o poder de acabar com o cansaço mental. Quanto consumir: 1 fatia média / dia.

Via: Dr. Luiz Carvalho - Nutrólogo e Nutricionista 
e Nut. Gabriela Zanatta Port - Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário